"o pássaro de asas quebradas"
(imagem alegórica disparadora para o procedimento)
ATORES: Leo Mussi, Rafael, Edu Brisa, Renato, Antonia, Leo França
AÇÕES
1. Leitura da página 19 do livro "Diante da Palavra", de Valère Novarina, com a proposta de experimentar modos (velocidades, timbres, alturas) de leitura das palavras e frases.
2. Anotação de 3 palavras por cada ator.
3. Partitura de ações físicas a partir da provocação das palavras no corpo.
4. Voz e corpo em ressonância (partitura de ações + palavras experimentadas como sons).
5. Orquestração das vozes dos atores em coro.
Um corpo enfaixado é carregado pela escadaria em cortejo fúnebre acompanhado pela entoação de um cântico das palavras escolhidas por cada ator.
Ressonâncias a partir do procedimento trazido pela Naloana:
- extrapolar o exercício para encaminhar uma expressão artística, primeiros passos;
- ideia de angústia a partir da imagem da MORTE;
- conceito de angústia ainda pouco definido, vago;
- tentativa de criar uma alegoria (potencializar os sentidos alegóricos);
- trabalho com a palavra, ainda separando o corpo e a voz;
- como trazer a partitura física na procissão?;
- como esse materia artístico se transforma em procedimentos que deem continuidade a uma pesquisa;
- necessidade de avançar a ideia de angústia no plano conceitual.
Adalberto
"Eu gosto do Barroco e do simples, e isso me move"
Atores: Anderson, Juliana, Vanessa, Luciana Ramin, Felipe, André
Ações
1. Performance do operário das artes cênicas, Adalberto, comendo marmita à luz de velas enquanto ouve o noticiário das mais bizarras às mais trágicas notícias.
2. Leitura da carta:
São Paulo, junho de 2011
Querido Nanac,
Devo iniciar me apresentando. Meu nome é Adalberto e estudo na SP Escola de Teatro. O que me traz até você é o módulo azul. Deixe-me explicar: neste semestre, estamos estudando a sua obra e performance. Neste momento, mais precisamente, a angústia. Vivemos momentos de profunda verticalização no tema quando aprendizes atravessaram um espaço de mais ou menos 10 metros em 10, 20 e 30 minutos.
A ansiedade está fazendo-me atropelar a seqüência lógica. Para melhor situá-lo, informo que nos semestres anteriores trabalhei sobre peças de Molière e Shakespeare. Por falar neles, você já os encontrou por aí?
Aproveito para informar o que atualmente ocorre no teatro. Estamos na era do pós-dramático. Para que você entenda o que isso quer dizer, envio um texto que escrevi. Confesso que totalmente influenciado pelos grandes dramaturgos da atualidade:
A, e, i, o, u, ba, be, bi, bo, bu, ca, co... e o resto é silêncio. Onde foram parar o ce da cebola e o ci da Cinderela?
Para estabelecer o encontro amplo e irrestrito com os meus leitores, estou pensando em desenvolver o meu blog.
Também estou pensando em articular formas para produzir o teatro que acredito. Aqui em São Paulo existe o VAI, porém as limitações de idade me excluem automaticamente. Sendo assim, proporei à Câmara Municipal um projeto de lei para criação do FUI.
Agora que já somos amigos, ouso fazer algumas perguntas:
1 – Por quê as pessoas representam o tempo todo?
2 – Durante séculos o teatro foi feito por pessoas desequilibradas, da pior espécie... migrou para que tipo?
3 – A palavra chave é seduzir. Você conseguiu seduzir muita gente para trabalhar contigo?
Tenho ainda milhares de perguntas, mas as farei aos poucos.
Abraços.
Adalberto Lima
P.S. Sobre o Brasil e os brasileiros:
E em tal maneira é graciosa (a terra) que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo ...
Porém o melhor fruto, que nela se pode fazer, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
A Carta de Pero Vaz de Caminha
3. Interpretação ao modo de:
Texto: a, e, i, o, u, ba, be, bi, bo, bu, ca, ce, ci, co, ....
- Atuação
- Humor
- Antunes Filho (CPT)
- Zé Celso (Oficina)
- Antônio Araújo (Vertigem – Espaço alternativo)
- Gabriel Villela
- Schapira (Bartolomeu)
- Georgette (São Jorge)
- Aquele (Não dá para fazer)
4. "Eu quero o Fomento... Eu quero o Fomento..."
5. Leitura para apreensão do conceito de encenação:
"O Príncipe", de Maquiavel – Capítulo I.
6. Performance a partir da primeira cena do "Hamlet, máquina", de Heiner Muller, enquanto o fogo devasta uma pequena instalação feita de duas torres de papelão e duas bacias.
7. De volta à sala:
"ANGÚSTIA: Estreiteza, limite, redução, restrição: angústia de espaço; angústia de tempo.
Ansiedade ou aflição intensa; ânsia, agonia.
Sofrimento, tormento, tribulação.
Segundo Kierkegaard, determinação que revela condição espiritual do homem, caso se manifeste psicologicamente de maneira ambígua e o desperte para a possibilidade da liberdade.
Segundo Heidegger, disposição afetiva pela qual se revela ao homem o nada absoluto sobre o qual se configura a existência."
Ressonâncias a partir das provocações trazidas pelo Adalberto:
- experimento dadaísta;
- tom de deboche;
- críticas às vanguardas artísticas;
- despojamento a partir de uma "angústia geral" (teatro, Brasil, linguagem);
- possibilidade variada de procedimento.
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